quarta-feira, 30 de maio de 2012
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Câmara aprova regulamentação da profissão de árbitro de futebol
Projeto foi aprovado nesta quarta-feira
A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira projeto que regulamenta a profissão de árbitro de futebol. Como foi modificada pela Câmara, a proposta retorna ao Senado.O projeto aprovado prevê, por exemplo, que constitui crime contra a organização do esporte realizar arbitragem de partida esportiva “de forma fraudulenta”. A pena, neste caso, será de seis meses a dois anos, mais multa. A proposta explica que “arbitragem fraudulenta significa interferir, dolosamento, no resultado natural da partida”. Segundo o autor do texto substitutivo, deputado André Figuereido (PDT-CE), esse artigo enquadra os juízes. Há ainda penalidade para erros que eles cometerem ao dirigir as partidas de futebol. Segundo o texto, aos crimes cometidos na arbitragem de partidas de futebol aplicam-se as normais gerais do Código Penal e do Código de Processo Penal. O texto diz ainda que “a suspensão ou proibição de fazer arbitragem de partidas de futebol pode ser imposta como penalidade principal, isolada ou cumulativamente com outras atividades”. O projeto define que os árbitros e seus auxiliares trabalharão como autônomos.
CBF encerra Avaliação Nacional de Árbitros
Foi encerrada nesta quarta-feira (16), a Avaliação Nacional de Árbitros da CBF. Durante três dias, os profissionais baianos do quadro nacional de arbitragem foram submetidos a palestras, treinamentos e testes físicos da entidade.
A programação teve início na última segunda-feira (14), com uma visita técnica dos instrutores Carlos Espinheira, Gilson Ornellas e Sérgio Cristiano aos locais das atividades. Na noite do mesmo dia, os profissionais da arbitragem assistiram no auditório da Federação Bahiana de Futebol (FBF), a uma palestra médica e sobre atendimento emergencial ministrada pela Comissão Nacional de Médicos e Fisioterapeutas.
A programação teve início na última segunda-feira (14), com uma visita técnica dos instrutores Carlos Espinheira, Gilson Ornellas e Sérgio Cristiano aos locais das atividades. Na noite do mesmo dia, os profissionais da arbitragem assistiram no auditório da Federação Bahiana de Futebol (FBF), a uma palestra médica e sobre atendimento emergencial ministrada pela Comissão Nacional de Médicos e Fisioterapeutas.
Na terça-feira (15), os trabalhos exigiram mais esforços dos participantes. Pela manhã, no Sesi Simões Filho, os profissionais do apito participaram dos testes físicos visando a aprovação para atuar nas competições nacionais da sequência da temporada 2012, entre elas o Brasileirão das Séries A, B, C e D. Todos foram submetidos a seis tiros de corridas de 40 metros e 23 tiros de 150 metros.
Para a aprovação, foi necessário cumprir o mínimo de 20 tiros. No final do dia, a programação reservou uma atividade menos desgastante. Os baianos assistiram a vídeos com regras da FIFA.
Já nesta quarta-feira (16), último dia de atividades, os árbitros e assistentes passaram por um treinamento integrado e prática orientada no campo de futebol e sala de reuniões do Estádio Manoel Barradas (Barradão).
O período de avaliações da CBF foi iniciado no dia sete de maio, quando foi aplicada a Avaliação Teórica Nacional para árbitros e assessores. Nesta etapa, os participantes responderam a questões de Regras de Futebol, Regulamento Geral das Competições da CBF e Estatuto do Torcedor. Para os assessores, ainda foi incluído o tema específico “Manual do Assessor”. Todos tiveram que alcança a nota mínima 7,0 (sete).
Fotos: Carlos Santana / FBF
quinta-feira, 3 de maio de 2012
ESCALA PARA ESSE FINAL DE SEMANA
Domingo, 06/05
ARAGUAIA Arbitro: Marcos Aurelio
Assistente: João Alves - Edilson Rego
SÃO RAFAEL
JOGO 1º - Antonio Benedito - Lisandro e Vandito Benedito.
JOGO 2º - Silvanio Conceição - Vandito Benedito e Lisandro.
Silvanio Conceição
Diretor
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Começou no último domingo (29/04) o mais carinhoso dos campeonatos de bairro, o Araguaia 2012, a Associação Morrense de Árbitros e a Rádio Diamantina FM serão os homenageados nesta 20º edição, onde contará com as principais equipes da sede e do interior, que estão divididos em três grupos, sendo eles:
Grupo (A): CAIXA D’ÁGUA , MORANGUENSE, KISIDANE e UNIÃO DO NORTE
Grupo (B): CACHOEIRA, CAMPINENSE, LAGOA NOVA e SÃO RAFAEL
Grupo (C): AZUUP, DUAS BARRAS, NOVO HORIZONTE e OURICURI
Costumeiramente o campeonato da Araguaia é o mais esperado do ano, é a competição que abala as emoções “futebolísticas” da sede ao interior, tornando um domingo de encontro e lazer para as famílias e amigos.
A abertura desta edição ratificou o tradicional café da manhã no Mercado cultural, bem como a caminhada com dirigentes de clubes, organizadores e as duas equipes da abertura, nesta edição, Kisidane o atual campeão e o Moranguense, sempre com a presença do prefeito Cleová Barreto, o presidente da LMF Laurinho Pineiro, secretários municipais, vereadores, assim como a centenária Filarmônica Minerva. Este é um dos momentos tradicionais nas edições do campeonato da Araguaia.
O saudoso Geovaldo (Caatinga), também foi homenageado por seus colegas de arbitragem, com faixa e um minuto de silêncio no início da partida em respeito a sua memória.
O atual campeão Kisidane venceu o Moranguense por 1 a 0, gol de Erivelton marcado no primeiro tempo de cabeça.
Nas próximas partidas você poderá curtir todos os detalhes e resultados chapadaonline, Fedegososesporteclube.blogsport.com onde mais uma vez vamos eleger os melhores de cada partida, você poderá comentar e fazer suas apostas no seu time favorito.
Até o próximo domingo, não deixe de conferir!
Fotos: Jader Jacques
Café da manhã no Mercado Cultural |
Filarmônica Minerva |
Tradicional desfile pelas ruas da cidade |
Árbitros da AMA |
Kisidante |
Prefeito Cleová Barreto e Léo Ricardo |
Moranguense |
Presidente da Liga : Manoel Lazaro Pinheiro |