A partida entre Jacobina e Ipitanga, pela segunda divisão do Campeonato Baiano, em que o time da casa venceu por 4 a 1, marcou a entrega oficial do Estádio Municipal de Futebol José Rocha à população de Jacobina neste domingo (23). Reformado com recursos do Governo Estadual, repassados via Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com contrapartida do município, o "Maracanã do Sertão", como é conhecido, sofreu intervenções após 30 anos da realização da última reforma.
Em um investimento de aproximadamente R$200 mil, em cerca de um ano, boa parte da estrutura passou por reparo, o que incluiu, dentre outros, serviços de infraestrutura, cobertura, alvenaria, revestimento, pavimentação, pintura e instalações elétricas do campo e da arquibancada. Agora, o local volta a ser palco de jogos que contam com grande participação popular e sede de muitos outros eventos, não só dos jacobinenses como dos moradores da região circunvizinha.
História - De acordo com alguns registros históricos de antigos desportistas, o "Maracanã do Sertão" foi inaugurado em 1957, pelo então prefeito Orlando Oliveira Pires. O nome José Rocha foi uma homenagem ao responsável pela doação do terreno. A partida inaugural envolveu as equipes do Leader e do Cruzeiro, um dos maiores clássicos do futebol jacobinense. Em sua inauguração, o estádio não possuía nem arquibancada nem alambrado e cordas ajudavam a separar os torcedores do campo de jogo.
A primeira reforma foi realizada em 1968 e entregue em 1969, quando o Jacobina formou uma grande seleção que participou do intermunicipal promovido pela Federação Bahiana de Futebol, chegando ao vice-campeonato, após enfrentar a seleção de Jequié. Em 1978, uma nova intervenção começou a ser feita, mas foi interrompida, sendo retomada apenas em 1983 e concluída em 1984. Somente após trinta anos que o estádio voltou a receber uma intervenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário