quarta-feira, 30 de julho de 2014

Tudo pronto para o início do Intermunicipal 2014


Mobilizar milhares de pessoas em todo o estado, promover a inclusão social, aquecer o comércio, gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Com essa descrição, é possível imaginar um projeto governamental, ou até uma inauguração de uma fábrica.

Mas, não. Todo esse poderio é de direito do Campeonato Intermunicipal, único evento futebolístico capaz de parar dezenas de cidades e movimentar o Interior da Bahia com 2000 empregos diretos e cerca de 8.000 indiretos de profissionais que trabalham como treinadores, preparadores físicos, supervisores, massagistas, enfermeiros, porteiros, bilheteiros, vendedores ambulantes, prestadores de serviços etc. A maior competição de futebol amador do Brasil está de volta.

Intermunicipal é sucesso de público (Foto: Carlos Santana / FBF)

Após oito meses de espera e muita ansiedade por parte de atletas, torcedores e dirigentes, vai ser dada a largada na edição 2014 do Intermunicipal. E não será uma edição qualquer, mas sim muito especial.

O total de 80 municípios baianos estará envolvido nesta festa do esporte. Serão 80 Seleções (confira relação ao final da matéria) em campo na busca pelo 61º título do certame, além de 2400 atletas inscritos, sendo 1600 deles jovens com idades entre 15 e 23 anos.

Entre as participantes estão velhas conhecidas e donas de grandes histórias no futebol amador como as tradicionais Seleções de Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Belmonte, Brumado, Cachoeira, Cipó, Coaraci, Eunápolis, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itajuípe, Itamarajú, Itapetinga, Ituberá, Jitaúna, Nazaré, Paratinga, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Simões Filho, Ubaitaba, Uruçuca, Valença e Vera Cruz.

Final do Intermunicipal 2013 - Itajuípe x Porto Seguro (Foto: Carlos Santana / FBF)

Mas, também há espaço para as estreantes, que sentirão pela primeira vez o gostinho de disputar o campeonato. Nesse grupo, destacam-se as equipes das cidades de Caém, Nova Viçosa e Ponto Novo.

E enquanto umas possuem lugares "cativos" e outras nascem para o Intermunicipal, 18 delas voltam à competição depois de anos afastadas. São os casos de Camamú, Catu, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Guanambí, Ibicuí, Ibirataia, Irará, Itarantim, Mairi, Pojuca, Remanso, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, São Felipe, São Félix, Sapeaçú e Tanquinho.

Antes de a bola rolar, os protagonistas dessa festa se reúnem para o tradicional Congresso do Intermunicipal, uma espécie de boas-vindas da competição. O evento, onde serão conhecidos os grupos regionalizados da 1ª fase e divulgada a tabela de jogos será realizado no próximo dia 9 de agosto (sábado), às 9h, em um grande hotel de Salvador.

Itajuípe campeã do Intermunicipal 2013 (Foto: Carlos Santana / FBF)

A entidade optou por esta data pensando em todas as Seleções e suas cidades. Até lá, terá tempo suficiente para que as vistorias nos estádios que receberão os jogos sejam todas concluídas. Além disso, as Ligas Municipais participantes terão maior tempo para enviar a relação dos seus árbitros que trabalharão no Campeonato e inscrever atletas que estarão em campo.

Na oportunidade, a FBF lançará o novo portal do campeonato na internet. Sucesso nos últimos anos, o canal de interação entre o torcedor e a FBF está garantido mais uma vez. Repaginado e cheio de novidades, o hotsite servirá, ainda, para as Ligas Municipais divulgarem suas Seleções e os trabalhos que desenvolvam durante os quatro meses de campeonato.

Sucesso - Além da fama adquirida na Bahia, o Intermunicipal já é sucesso no Brasil e ganhou até uma reportagem especial na Revista Placar, uma das maiores do seguimento esportivo no país. A publicação deu destaque à fama de "reveladora de craques" da competição, que fez surgirem grandes nomes do futebol mundial, que representaram o país nos principais torneios internacionais e alguns deles, até, alcançaram o ponto mais alto da carreira de um jogador profissional, o título de uma Copa do Mundo.

Intermunicipal é destaque na Revista Placar (Foto: Reprodução / Placar)

Entre os grandes craques revelados pelo Intermunicipal estão Raimundo Nonato, o Bobô, campeão brasileiro pelo Bahia e que iniciou a carreira na Seleção de Senhor do Bonfim entre 1983 e 1984; Aldair, zagueiro tetracampeão do mundo pelo Brasil, que começou na Seleção de Ilhéus; Edílson Capetinha, penta campeão mundial com a Seleção Brasileira e revelado pelo selecionado de Castro Alves, em 1988 e 1989; Júnior Nagata, também penta pelo Brasil e que começou na Seleção de Santo Antônio de Jesus, em 1993; Júnior Baiano, ex-zagueiro da Seleção e grandes clubes como Flamengo e São Paulo, revelado em 1987 pela Seleção de Poções; Liédson, campeão da Libertadores da América 2012 pelo Corinthians e ex-atacante da Seleção de Portugal, que iniciou na Seleção de Valença, inclusive sendo artilheiro em 1999, com 16 gols; Neto Berola, que deu seus primeiros passos no futebol pela Seleção de Buerarema, em 2008, e após passagem por Vitória e Atlético (MG) se encontra no futebol árabe; Vandick, que defendeu a Seleção de Conceição do Coité, além de Bahia, Flamengo e hoje é presidente do Paysandu; Charles, revelado na Seleção de Itapetinga, campeão brasileiro pelo Bahia e hoje técnico do Sub-20 do Tricolor; Washington, que iniciou na Seleção de Valença e fez história no Atlético (PR) e no Fluminense; Jorge Campos, que atuou na Seleção de Ipiaú e no Bahia e Atlético (MG); Claudir que começou na Seleção de Vitória da Conquista e também foi campeão brasileiro pelo Bahia; e Uelliton, que dfendeu a Seleção de Euclides da Cunha, se profissionalizou no Vitória passou por Cruzeiro e Coritiba e hoje defende o Bahia entre outros diversos nomes de destaque.

Clique aqui e confira a relação completa das participantes do Intermunicipal 2014
Fonte: fbf.org.br

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ex-árbitro, Armando Marques morre aos 84 anos de insuficiência renal

Ex-árbitro e ex-presidente da Comissão Nacional de Arbitragem e com carreira marcada por jogos polêmicos, Armando Marques faleceu, na madrugada dessa quarta-feira, dia 16, no Rio de Janeiro, aos 84 anos. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro, ele deu entrada no CER Leblon (Coordenação de emergência regional), na Zona Sul do Rio de Janeiro, na terça-feira, com um quadro muito grave de insuficiência renal e não resistiu. 
árbitro armando marques Pelé (Foto: Agência Estado)Armando Marques apita jogo com Pelé entre os protagonistas (Foto: Agência Estado)
A carreira de Armando Marques foi marcada por polêmicas e jogos importantes. Apitou as decisões de edições de Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa na década de 1960, Campeonatos Brasileiros de 70, 71, 73 e 74, além das finais dos Cariocas de 1962, 65, 68, 69 e 76, dos Paulistas de 1967, 71 e 73 e do Campeonato Mineiro de 1967.
Enquanto apitou, gozou de muito prestígio entre os árbitros brasileiros. Apesar disso, protagonizou alguns erros históricos. Em 1971, anulou um gol legal do palmeirense Leivinha que ajudou o São Paulo a ser o campeão paulista daquele ano. Dois anos depois, também pelo Paulistão, encerrou a cobrança de pênaltis quando o Santos vencia por 2 a 0, e a Portuguesa ainda tinha possibilidade de empate (veja o vídeo ao lado). O equívoco resultou na divisão do título entre as equipes. Já em 1974, na final do Brasileirão entre Vasco e Cruzeiro, o time carioca, que acabou campeão, vencia por 2 a 1 quando Armando Marques anulou um gol considerado legítimo do cruzeirense Zé Carlos. 
Em âmbito internacional, Marques apitou o jogo inaugural do Estádio Olímpico de Munique, na Alemanha, em 1972, em jogo entre a seleção alemã e a União Soviética. 
Com o fim da carreira no apito, chegou a apresentar um programa na extinta TV Manchete em 1993. 
Depois de oito anos no comando da Comissão Nacional de Arbitragem, Armando Marques se desligou da entidade em 2005. Ele não resistiu à crise após as denúncias sobre manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro, envolvendo os árbitros Edílson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon, e os empresários Nagib Fayad, o 'Gibão', e Wanderlei Pololi. Além de ser acusado de omissão, ele teria mentido ao dizer que o árbitro Edilson Pereira de Carvalho tinha sido integrado ao quadro da Fifa durante a gestão de Ivens Mendes na Comissão Nacional de Arbitragem.
Recentemente, em abril deste ano, concedeu entrevista a Jô Soares em seu programa. Já aparentando fragilidade física, Armando Marques levou a plateia aos risos quando admitiu os erros de sua carreira, falou de Neymar e ainda fez piadas. 

Fonte: globoesporte.globo.com

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Alemães escrevem história na Copa dos recordes

http://pt.fifa.com/
http://pt.fifa.com/
A Alemanha é campeã do Mundo! A equipe germânica tornou-se na primeira seleção europeia a conquistar uma Copa do Mundo da FIFA disputada na América do Sul e o Brasil aplaudiu um mundial recheado de grandes jogos de futebol e recordes para a história. Na grande final do Maracanã, um gol de Mário Gotze, já no segundo tempo da prorrogação, acabou com o sonho argentino de chegar ao tri.
Um mês e 64 jogos depois, a Copa do Mundo do Brasil chegou ao final com mais uma partida emocionante e que foi decidida com o 171º gol da competição, número que iguala o recorde – da França 1998. Com as arquibancadas dos 12 estádios sempre cheios, o Brasil organizou o segundo mundial com mais público da história. Foram 3.429.873 os torcedores que viram os jogos ao vivo, número que apenas não bateu o registro da Copa organizada pelos Estados Unidos em 1994.
Alemães-escrevem-história-na-Copa-dos-recordes1
Cuidados e oportunidades
Final é final, e os cuidados são obrigatórios, mas não faltou emoção para os 74,738 torcedores que lotaram o Maracanã e que viram duas equipes com posturas bem diferentes no gramado. A Alemanha com mais posse de bola e jogadas mais pensadas, enquanto a Argentina mostrava mais cautela e, enquanto isso, uma saída velocíssima para os contra-ataques.
E o primeiro lance que entusiasmou a arquibancada até nasceu de um erro pouco habitual da zaga germânica. Toni Kroos falhou um atraso e deixou Gonzalo Higuaín livre na entrada da área, porém o chute do atacante saiu ao lado. O mesmo Higuaín, e toda a nação argentina, celebraria um gol em cima da meia hora, mas o lance foi anulado por impedimento do jogador do Napoli.
A equipe europeia demorou a criar perigo, mas não foi para o intervalo sem as suas chances. Primeiro, foi Romero e travar um chute de Schurrle e, mesmo a instantes do intervalo, após escanteio, uma cabeçada de Höwedes acertou em cheio na trave da baliza argentina.
O segundo tempo foi bem mais cauteloso, mas até começou com uma oportunidade de ouro para os sul-americanos. Lionel Messi surgiu sozinho pela esquerda da área, mas, frente a Manuel Neuer, o astro do Barcelona atirou ao lado, o mesmo destino que teve o chute de Toni Kroos no fim do tempo regulamentar.
Distração e classe de Götze
Tudo para decidir na prorrogação e, mais uma vez, os erros a parecerem ser o único caminho para o gol. Schürrle só não porque Romero não deixou, enquanto Rodrigo Palacio também apareceu cara a cara com Neuer, mas dominou mal e tocou para fora ao tentar encobrir o Luva de Ouro adidas da competição.
Parecia que a Copa do Mundo ia ser decidida nos pênaltis pela terceira vez na história, mas o minuto de 113 acabou por mudar tudo. Raro momento de distração da zaga argentina, cruzamento de Schürrle e Mario Götze teve classe: matou no peito antes de rematar de canhota para o gol que lançou a festa germânica e o desespero argentino. Indubitavelmente, foi eleito o Craque do Jogo Budweiser da final.
A Alemanha é tetracampeã do Mundo, iguala a Itália e fica a um troféu do Brasil, que também pôde celebrar o sucesso na organização da maior competição futebolística do planeta.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Iniciada a plantação da grama no Estádio Municipal de Morro do Chapéu

OBRAS DO ESTÁDIO MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPÉU
Depois de uma grande espera dos desportistas morrensses, o estádio municipal Odilon Gomes da Rocha recebeu os primeiros preparativos para a colocação do gramado.
No dia 26 de junho de 2014(quinta-feira) deu-se início a colocação do gramado. A grama vai levar 6 semanas para ser plantada. A partir daí, há um período de 40 à 50 dias para a grama enraizar e ficar preparada para  os cortes gradativos e posteriormente para os jogos.
estadio-municipal-odilon-gomes-morro-do-chapéu-(2)Além do gramado, os desportistas irão receber  duas novas lanchonetes, novos banheiros, nova entrada do estádio, uma nova cabine para rádios, toda a área de circulação de torcedores pavimentada e um novo vestiário para atender bem os atletas e árbitros que irão atuar. Toda área externa do estádio foi calçada e pintada.
Está sendo realizada, também, a limpeza de todo o canteiro da obra. A lateral do campo será totalmente compactada dando mais comodidade para os atletas que irão usufruir do espaço.
Mais uma obra que será concretizada pelo GOVERNO NOVOS TEMPOS, DIAS MELHORES para todos os morrenses, até para os pessimistas que desacreditam no futuro de Morro do Chapéu.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Assista as cobranças dos pênaltis da Final da III Copa Rural 2014



Fedegosos é Bi-Campeão da III Copa Rural



A FINAL DA III COPA RURAL de futebol disputada no último domingo , 15 de junho, entre Ouricuri e Fedegosos, mexeu com aquelas comunidades e foi responsável por mais um grande momento no esporte morrense. Depois de dois meses de disputa, a competição que contou com  dezoito equipes e foi marcada pela organização e boa presença de público.
Atraiu um grande público ao povoado de Ouricuri, onde aconteceu o certame.
O Prefeito e sua comitiva estiveram presentes no grandioso evento. Parabenizou as equipes participantes, aos torcedores, a imprensa e a comunidade, demonstrando o desejo de continuação e apoio ao evento, mantendo-se o mesmo ritmo de trabalho não só no esporte como nas demais áreas do município.
Ressaltadas também as grandes ações causadoras do sucesso do seu governo.
Finalizando, parabenizou mais uma vez os campeões e vices, e em especial a Secretaria de Esportes e toda sua equipe.
A arbitragem ficou a cargo de: Árbitro Central: Antônio Benedito, Assistentes: Ailton Santos e Lisandro Dourado e 4º Árbitros: Andresso Gonalves e Gean Carlo.